
Educar para o desenvolvimento das pessoas
Estávamos todos nós cheios de nossas “certezas”, nossas “estratégias” e nossas “táticas”, quando sobreveio uma pandemia e mudou os planos do planeta quase todo.
Em questão de dias, tivemos que reinventar maneiras de lidar com o cotidiano. Palavras e conceitos antes restritos aos hospitais passaram a fazer parte do nosso vocabulário. Novos receios e cuidados foram ocupando espaço em nossas vidas.
Sim, tem sido um período muito – alerta de clichê – desafiador. E isso para crianças e adultos, estudantes e profissionais, equipes e líderes. Pouquíssima gente ficou ao largo da rápida (e aparentemente longa) crise que se instalou.
Diferentes pessoas e comunidades sofreram impactos bem desiguais, mas no meio disso tudo há algo comum a todos que fomos atingidos: tivemos – e temos – que aprender. Aprender novos jeitos de conhecer, fazer, conviver e… aprender (obrigado, Jacques Delors!).
Aqui no CNA na Escola, foram e têm sido muitas as mudanças, mas aquilo que é a essência da nossa identidade não mudou: o propósito de educar para o desenvolvimento das pessoas e a construção de uma sociedade melhor.
É com isso em mente que dedicamos a você, educador, este novo blog. Nosso desejo é que ele seja um espaço para reflexão, debate e compartilhamento de ideias que nos levem a continuar aprendendo, seja nestes “tempos estranhos” ou em quaisquer outros, buscando sempre a melhor maneira de colaborarmos com nossos aprendizes para que eles atinjam o melhor de seu potencial.
Nossa crença é de que esse é nosso maior papel. Nesse caminho temos e teremos muitas dúvidas, mas uma de nossas certezas é de que há só uma forma de percorrê-lo: coletivamente. Então, concluo com um convite: vamos caminhar juntos?

Biografia do Autor:
Marcelo Barros
Diretor de Educação do CNA, rede de franquias com mais de 600 escolas de idiomas em todo o país. Foi duas vezes presidente do BRAZ-TESOL, a maior associação de professores de língua inglesa do Brasil.